quem sou eu

9.10.09

Turquia II

Na primeira noite, saimos pra jantar e ao subir a rua nos deparamos com uma imensa Mesquita circundada por um Patio. Entramos pois todas as portas estavam abertas. O patio era todo de marmore e possuia varios compartimentos, que viemos a descobrir, eram salas onde haviam hospitais ou sala de emergencia, cozinha, escola, dormitorio, biblioteca, banheiro, todos em desuso atualmente. No centro do Patio encontra-se uma cupula com varias torneiras e banquinhos de marmore a frente das torneiras. Ali, os fieis habitualmente lavam seus pes antes de entrarem na Mesquita. No's visitante, cumprimos apenas parte do ritual; tiramos os sapatos e as mulheres devem vestir um lenco para cobrir a cabeca e colo.

Pisamos no tapete que cobre toda a parte interna da Mesquita, era de um vermelho bordo muito vivo em oposicao aos vitrais coloridos, as paredes com os azulejos pintados a mao e os escritos na caligrafia arabe em dourado. Desde a primeira vez que entramos em uma mesquita nessa noite e muitas outras vezes nos dias precedentes, tivemos a sensacao de estarmos num momento de contemplacao e silencio, ou silencio precedido de contemplacao. Dos tapetes limpos e majestosos sob nossos pes ao teto em cupula sobre nossas cabecas, esvaziamos o corpoe a mente cheia de sugestionamentos e passamos a esse estado de espirito contemplativo, que vai no interior de si, comunicar-se consigo ou com Deus. Era bonito de ver jovens, homens e senhores fazendo suas oracoes, ajoelhando, encostando a testa no chao, ajoelhando novamente com as maos apoiadas nas pernas e levantando em seguida. Repetem essa sequencia de movimentos diversas vezes e parecem estar concentrados no que estao fazendo.

A mesquita e' um tempo sem altar ou imagens de santos, esculturas e ornamentos. E' feita de marmore por fora e por dentro estao os azulejos em tons verdes e azuis em sua maioria com a grafia arabe, provavelmente partes do Alcorao estao escritos. Os lustres ficam proximos a nossa cabeca, sao presos por longos fios de aco que vem la da cupula ate chegar numa estrutura redonda de metal onde estao presas as lampadas. Entramos em diversas Mesquitas em diferentes periodos do dia e sempre haviam pessoas fazendo oracao. Sempre curioso, as mulheres ficavam num canto separado.



De dentro de uma mesquita, outra...








Nenhum comentário: