quem sou eu

11.10.09

Turquia III

O ceu e' um tanto esbranquicado ao longe, mas nao ha nuvens. Deve ser o clima arido do Oriente. Faz calor durante o dia, a' noite, no entanto, a temperatura cai. Nao chega a ser frio, um leve frescor de cidade costeira. O outono se aproxima, isso quer dizer que a temperatura e' perfeita, brando calor, nada parecido com aquela imagem de temperatura sufocante que eu tinha.

Istambul e' a cidade dos gatos. Nao ha cachorros vira-latas e sim gatos que enfeitam os bancos das pracas, os jardins, as calcadas, os latoes de lixo, as vitrines, as portas de bar..sao pequenos ornamentos vivos sob os tapetes que ficam estendidos em algumas ruas. Os gatos vira-latas dao um certo charme 'as ruas, possuem uma beleza delicada e feminina, alguns bem peludos e saudaveis, outros magricelos e um tantos judiados pela "vida de cao".

Enquanto caminhamos pelas ruas, os turcos chamam nossa atencao, tentam varias linguas - Hola! Ciao! Hello! De donde eres? Where are you from?, Mira! Venga! Come here! South America? Muitos acertam. Um outro veio exclamando de dentro de uma Kebaberia (sao as tipicas lanchonetes que preparam os Kebab's, pao com a carne que fica amontoada num pau de ferro tostanto).Pois estavamos caminhando quando surge um turco empolgado "Brasil! Brasil!" disse que sabia reconhecer de longe o viso brasileiro pelo cabelo- nao o meu, mas do meu companheiro.

Os inumeros restaurantes e kebaberias dispoem suas cadeiras, poltronas e sofas para o lado de fora, nas calcadas, onde os passantes veem os pratos coloridos e enchem-se de agua na boca. Uma festa de cores, as comidas a disposicao em vitrines, muito pimentao, tomate, beringela, cebola e pepino, dentre varios tipos de carne e frango. Os garcons sempre usam as varias linguas e mais a deles pra insistir que um fregues escolha seu restaurante. Entre um restaurante e outro estao as docerias. Docinhos de massa folhada caramelizadas com castanha, amendoas, pistaches 'a mostra em enormes formas de aluminio e sao vendidos por quilo.

Na mao dos vendedores e garcons, sempre a porta de seu comercio, ve-se o Cai (diz-se tchai)famoso cha turco, servido em pequenos copos "acinturados" com detalhes desenhados em dourado e pires com uma colherinha pra mexer a barrinha de acucar. Curioso que pelas ruas, nao se sabe muito bem de onde vem, meninos ou senhores carregam uma bandeja com os chas e distribuem pela rua de comercio. Vemos tanto as pessoas tomando o cha, quando os copinhos vazios, que serao recolhidos pelos mesmos que passaram com a bandeija servindo. Alem do cha turco, o cafe turco tradicional e' muito saboroso.Em muitos cafes alugam-se narguiles para serem fumados, possuem diferentes aromas e na rua sente-se os odores das farias essencias das pedrinhas de fumo - maca, pessego, uva, cereja, menta...






Suco de fruta, principalmente roma e laranja estao espalhados por toda a cidade


Doces e frutas cristalizadas


Festa das cores nas varias feiras espalhadas pelos bairros


Os compradores sempre em atividade!


Hora do Cha

Nenhum comentário: