quem sou eu

28.2.12

dentro dos olhos

as coisas ruins que se repetem ao longo da vida, reaparecem depois de um sonho mal dormido, acorda-se com a sensação de ter aquele problema que você já tão bem conhece pra resolver novamente, ou porque se resolveu mal, ou porque passou meio sem melhores perspectivas e apaziguou os ânimos, ou por tantas e outras razões, o que importa é que adiar as coisas é sempre a pior das soluções. como sempre, o copinho transborda e temos a mesma história se repedindo, um pouco mais amarga e infeliz de outrora.

tenho acompanhado pessoas próximas com problemas de dependência de drogas, daquelas bem delicadas e difíceis de superar, e toda a ira que cresce em torno de um problema como esse, que ultrapassa a esfera familiar e social, acomete tantos laços que a pessoa tem com o mundo, com as pessoas que ama, parece que o amor fica pequeno diante de problemas aparentemente sem solução. A força de vontade do ser humano é uma das coisas mais poderosas pra qualquer mudança, conquistas e vitória.

mas e o que antecede essa vontade? como encher o cérebro e cada minúscula parte do corpo com essa energia vital cheia de luz e amor? para que se queira verdadeiramente sair das caraminholas que vão nos enrrolando dia após dia, sono após sonho, como será um dia abrir a janela e perceber que é preciso buscar ajuda, fazer reike, conversar com quem sabe compartilhar, e ter a percepção do quão amplo o problema se tornou que as cores envolta se emaranharam e você nem sabe por onde começar?


bem, pra seguir adiante, basta dar o primeiro passo, que pode não ser o mais firme e seguro. mas se não vier o primeiro, nenhum outro virá. faz-me lembrar do início da vida, aquele tamanho de gente que parecia tão pequeno e indefeso..e era mesmo, até que a própria vida veio e lhe ensinou, além dos apoios próximos que estavam ali para amparar qualquer movimento. a diferença que vejo entre todas as coisas que aprendemos desde a pequena infância e mais adiante, por toda a vida adulta, é que na infância as coisas parecem acontecer no tempo justo, naquele tempo atemporal, na hora que se precisa aprender, sem depender de uma consciência, coragem, decisão racional sobre aquilo. e na vida adulta vem a consciência, depois a postergação, depois o comodismo, depois a culpa, depois o desespero, e este dura, até que venha alguém ajudar e possamos dar o primeiro passo. e por que passar por essas tantas etapas antes do primeiro passo


quem vai nos ensinar a pular essas etapas todas?buscar a si próprio e ao amor próprio. minha avó sempre dizia e eu pouco entendia "quem te ama é você mesma" e com o dedo indicador ela tocava meu ombro e me olhava de baixo, bem dentro dos olhos.